Reflexões Iniciais
A evolução tecnológica cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.As crianças e os adolescentes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos.
No passado, a riqueza era a posse de materiais como a terra, o ouro, o petróleo, hoje a riqueza não é palpável , e sim imaterial: agora é o conhecimento, principalmente o tecnológico. Atualmente tudo gera em torno da mídia digital, quem não tiver acesso está socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido, pois todos os dias surgem novidades e todos têm que ficar sempre buscando um aprendizado novo.
Nessa sociedade informatizada as tecnologias geram mudanças e ao professor trazem desafios contínuos, pois muitas vezes se encontram defasados nos conhecimentos tecnológicos enquanto os seus alunos dominam facilmente (Mp3, Mp4, celulares, notbook, Play Station 1,2,3,4 Nintendo Wi), possuindo uma curiosidade natural pelas novas formas de comunicação, é nova geração.com.Por essa razão precisamos urgentemente de capacitação e modernização na sala de aula onde temos que ficar atentos para ter condições de atendê-los e poder ajudá-los a amenizar suas ansiedades, levando-os a desenvolverem suas habilidades de forma saudável, pois os mesmos possui excesso de informação e pouco conhecimentos, precisamos permitir que eles aprendam de forma significativa e prazerosa. É na escola que a tecnologia tem que estar acessível à população menos favorecida, razão da necessidade de se oferecida com qualidade e não apenas a manipulação de uma máquina através de um processo mecânico e artificial. É ai que entra o professor articulador.
Como professores nessa sociedade da informação precisamos estabelecer primeiramente conosco uma nova cultura de aprendizagem contínua e enriquecedora na reconstrução do conhecimento de forma colaborativa, nessa nova evolução cultural conectada com o mundo digital. “...Sabemos que esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas”( Armando Valente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário